Página Inicial Equipe Quem Somos Pedidos Quero seguir Contate-nos

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Como Aprender para Valer

Com 2015 as portas, quais são os nossos novos planos e metas? Dá um medinho quando pensamentos em planejamento para um novo ano, certo?! E quanto aos estudos? wow... isso congela alguns, mas como sempre a Igreja se preocupa com tudo e mandou um guia completamente sincero e excelente sobre o assunto, o qual eu indico para TODAS as idades e para todos os recomeços dos estudos, seja de univerdade ou seja de colégio. 

Como Aprender para Valer


“Adquira uma boa instrução formal.” Esse talvez seja o conselho mais dado aos adolescentes.

Mas até entre os que dão ouvidos a esse conselho, alguns parecem aproveitar melhor sua instrução do que outros — e não estamos falando apenas de notas, títulos ou empregos. Então, qual é a diferença entre as pessoas que realmente “adquirem instrução” e as que simplesmente “se formam na escola”?

Isso tem menos a ver com uma habilidade natural do que com certas prioridades, atitudes e aptidões, como as que se seguem:

Prioridades
1. Buscar aprendizado espiritual. Para garantir seu sucesso final, siga o conselho do Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência:

“Nossa prioridade deve sempre ser a instrução espiritual. (…)

O fato de colocar o aprendizado espiritual em primeiro lugar não nos isenta do aprendizado de coisas seculares. Muito pelo contrário, o estudo espiritual nos dá um propósito para aprender e nos motiva a termos mais empenho em obter o conhecimento secular.

Para que o estudo espiritual esteja sempre em primeiro lugar, teremos algumas decisões difíceis com relação ao uso do tempo. Contudo, nunca devemos deixar o estudo espiritual ficar em segundo plano. Nunca. Será uma tragédia”.1


2. Buscar o equilíbrio. Ter equilíbrio significa conhecer claramente suas prioridades. A priorização do equilíbrio pode ajudá-lo a manter as coisas na devida perspectiva. O Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Lembrem-se de que o excesso de qualquer coisa na vida pode privar-nos de equilíbrio. A falta de coisas importantes pode ter o mesmo efeito”.2

3. Ter um sono adequado. Pode parecer insignificante, mas dormir bem faz muita diferença — sem dúvida é bem melhor do que procurar maneiras de manter-se acordado na sala de aula. Muitos estudos confirmam a importância do sono adequado para o aprendizado, mas muitas pessoas o sacrificam por várias outras coisas (geralmente entretenimentos). Cuide para que isso esteja em sua lista de prioridades. (Mas não exagere, veja o número 2 acima e Doutrina e Convênios 88:124.)

“Lembrem-se de que o excesso de qualquer coisa na vida pode privar-nos de equilíbrio. A falta de coisas importantes pode ter o mesmo efeito.” — Élder M. Russell Ballard

Atitudes
1. Você é responsável por sua educação (inclusive seus fracassos). Já conheceu adolescentes que ainda dependem da ajuda dos pais em todas as suas lições de casa e projetos da escola? Ou que explicam suas más notas, dizendo: “O professor me odeia”? Ou pondo a culpa em outras circunstâncias? Assuma a responsabilidade por seu próprio aprendizado. Você ficará impressionado com tudo o que realmente aprenderá e com a alegria que sentirá.

2. Notas e aprendizado não são a mesma coisa. Não confunda o símbolo (a nota) com a coisa que ele deveria representar (aprendizado e esforço). Embora as notas sejam uma avaliação importante, lembre-se de que o conhecimento e as aptidões que você adquire são mais importantes do que qualquer nota, seja ela alta ou baixa. Tendo essa atitude, com mais frequência você ficará satisfeito com suas notas.

3. Seu valor próprio não deve estar vinculado a coisas externas como prêmios, notas e títulos. Se você compreender seu valor inerente como filho do Pai Celestial, conseguirá ser mais feliz, quer suas realizações sejam acompanhadas de recompensas externas ou não. Esforce-se por sair-se bem e atingir suas metas educacionais, mas não deixe que as recompensas definam quem você é.

4. O trabalho árduo é mais importante do que a “inteligência”. Mesmo que você ache que suas habilidades naturais tornem os estudos mais fáceis para você do que para os outros, você deve ver seus sucessos como o resultado de seu empenho, e não de algum dom inato seu. E se as coisas não forem fáceis para você, não desista — o trabalho árduo compensará a diferença. Essa atitude vai ajudá-lo em todas as áreas de sua vida, especialmente quando sair da escola e entrar no mundo do trabalho. Não há atalhos para o verdadeiro aprendizado — você não pode fingir que tem sucesso na vida.

5. Você já conhece muito, mas não tudo. Faça conexões entre todas as coisas diferentes que está aprendendo. Mas não entre em nenhuma situação achando que já sabe tudo — ninguém sabe. Essa atitude é um empecilho para o aprendizado.

6. O aprendizado é sua própria recompensa. Muitas pessoas se referem à educação como um meio para atingir um objetivo — um meio de progredir na vida, conseguir emprego, etc. Embora isso possa ser verdade, também é verdade que você será mais feliz e aprenderá mais se encarar o aprendizado como um objetivo em si mesmo. Não seja alguém que sempre se pergunta: “Isso vai cair na prova?” ou “Quando é que vou usar isso na vida?”

7. Não fuja dos desafios simplesmente por haver uma possibilidade de fracasso. Quanto mais disposto estiver em fazer coisas difíceis, mais pronto estará para enfrentar o que vier depois. Por exemplo: as pessoas que selecionam seus cursos com base unicamente no que é fácil estão decidindo ficar aquém de seu potencial e podem estar enterrando seus talentos.

8. Seja curioso. Você aprenderá muito mais se for curioso e fizer perguntas. Além disso, o fato de interessar-se pelas coisas faz de você uma pessoa mais interessante. Lembre-se de que o aprendizado acontece o tempo todo, em toda parte, e não apenas na escola.

9. Você pode fazê-lo. Há uma diferença entre difícil e impossível. Seu caminho para o aprendizado pode ser difícil, mas você vai conseguir. O aprendizado é um dos motivos pelos quais você está aqui na Terra.

Leia por diversão. Todos os dias, leia algo bom: livros, revistas, sites da Internet, qualquer coisa informativa ou inspiradora.

Aptidões
1. Aprenda aquilo de que gosta. Goste do que aprender. Procure coisas que realmente o entusiasmem e que lhe interessem, e busque conhecê-las. Mas também aprenda a ver o valor de tudo que lhe for ensinado.

2. Leia por diversão. Todos os dias, leia algo bom: livros, revistas, sites da Internet, qualquer coisa informativa ou inspiradora. Aqueles que leem boas coisas geralmente se saem melhor na escola e têm uma vida mais produtiva.

3. Preste atenção em como você lida com o estresse. A conscientização de seus pontos de estresse e o conhecimento de métodos de alívio do estresse que melhor funcionam para você são coisas valiosas em sua vida.

4. Peça ajuda quando precisar — e peça a pessoas que possam realmente ajudar. Acredite ou não, pedir ajuda é uma habilidade. Reconhecer que você não está conseguindo progredir e pedir ajuda antes que seja tarde demais são coisas que podem fazer toda a diferença.

5. Administre bem seu tempo. Uma boa administração do tempo significa garantir que as coisas que você diz que são suas prioridades realmente sejam suas prioridades. Encontre um sistema que lhe seja conveniente e que o ajude a alcançar seus objetivos.

(by DAVID A. EDWARDS)

Nenhum comentário: