Página Inicial Equipe Quem Somos Pedidos Quero seguir Contate-nos

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os machucados.

"Depois de algum tempo vc aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso."
(Shakespeare)

Recentemente passei por algo que me fez refletir muito sobre perdão e sobre machucado. 
Conversei com uma amiga minha que estava passando por algumas dificuldades e que foi muito ferida no passado por pessoas que amava... e que recusaram o perdão dela. 
Poucas coisas são tão terríveis quanto ver um amigo sofrendo por escolhas erradas de outros e não poder fazer NADA pra ajuda-lo.

Todas as pessoas são machucadas em algum momento, claro, isso faz parte da vida. Mas temos a tendencia horrível de julga-las ou por ELAS terem nos machucado, não perdoa-las e até mesmo desejar que recebam o troco. Vc pode pensar que isso é justificável por muitas situações... mas eu lhe incentivo a virar o tabuleiro. E quando a situação é essa? Quando alguém feri quem vc ama e tudo que vc mais queria era que o perdão que a pessoa amada tem pedido para o ofendido seja aceita para que ela volte a sentir a felicidade de antes? 
O Senhor nos ensinou que Ele perdoa a quem Ele quiser, mas de nós é exigido que perdoemos a todos! 
As pessoas definitivamente não são perfeitas. Todos nós cometemos erros e machucados e somos machucados e queremos o perdão dos que ofendemos, por isso precisamos estender tão solenemente esse mesmo perdão, essa mesma misericórdia.
Um pensamento que um filme acabou por me dar foi: Perdoemos as pessoas pelos que elas fizeram de certo, e não pelo erro que cometeram. Isso é necessário! Não queremos ser julgados pelos nossos erros e pecados e em uma sociedade que isso é bastante comum, temos que fazer a diferença.
Não podemos simplesmente também dizer: ok, tudo bem! E nunca mais querer ver a cara da pessoa!! Não funciona assim! Temos que sentar, dizer o porquê que ficamos magoados, temos que ouvir a outra pessoa, temos que entender ambos os lados e temos que perdoar! Ou como disse o Élder Bednar, nem nos ofender, mas claro que sei que tem coisas que as pessoas fazem que simplesmente não tem como ignorar. 

'PAREM AGORA' como disse o Élder Urchdorf, "não julgue só porque meu pecado é diferente do seu" disse ele também.
As pessoas nos machucam.... e quando nós amamos alguém, nós damos esse poder para elas, e como diz a frase do começo do texto: Em algum momento elas vão nos ofender e nos machucar, mas TEMOS QUE perdoa-las por isso.
Todos merecem a misericórdia que o Senhor concede e temos que ser também um canal para essa misericórdia. 
Sinceramente, ver alguém que vc ama ser machucado por pessoas impiedosas é MUITO doloroso, e precisamos aprender a perdoar para não machucar mais pessoas, tanto diretamente como indiretamente.
Isso precisa mesmo de coragem, mas sejamos ousados para ser diferentes, para não nos ofender e para que se precisamos perdoar alguém hoje, FAÇAMOS isso. 
É claro que as pessoas machucam vc, e isso é muito doloroso, mas aceite um pedido de perdão, por mais que tenha te machucado, é muito pior levar esse peso... por que ele só cresce.

".... Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados."

Nenhum comentário: